QGN

Institucional

História da empresa

Há mais de cento e cinqüenta anos, em 1846, dois nativos da Nova Inglaterra deram o primeiro passo no estabelecimento de uma indústria que desde então adquiriu importância nacional. A baking soda, que é um nome comercial para o bicarbonato de sódio, agora é encontrada em praticamente toda cozinha do país, e é considerada uma necessidade por milhões de americanos. Ela foi preparada para a distribuição comercial pela primeira vez por dois antigos Novos Ingleses, John Dwight de Massachusetts e seu cunhado, Dr. Austin Church de Connecticut.

O Dr. Austin Church nasceu no ano que George Washington morreu, 1799, em East Haddam, Connecticut. Ele estudou medicina em Yale, e obteve seu doutorado em 1823. Depois de se casar com Nancy Dwight, ele se mudou para Hartford, Connecticut, e depois viveu em Rochester, Nova York.  

John Dwight nasceu em South Hadley, Massachusetts, em 1819, e era um descendente do John Dwight nascido na Inglaterra em 1600, que se estabeleceu em Deedham, Massachusetts.

John Dwight e seu cunhado, o Dr. Church, começaram a fabricar bicarbonato de sódio neste país em 1846. A primeira fábrica foi na cozinha de sua casa, com o bicarbonato de sódio sendo acondicionado em embalagens de papel à mão. (Hoje, o bicarbonato de sódio totalmente puro é processado e embalado por maquinário moderno altamente especializado, e chega ao consumidor nunca tendo sido tocado por mãos humanas.)

Um ano depois, em 1847, a empresa John Dwight and Company foi criada, e subseqüentemente o nome Cow Brand (Marca da Vaca) foi adotado como marca registrada para o Saleratus (sal aerado) de Dwight, como foi chamado. A embalagem padrão naquela época pesava uma libra (0,45 Kg). A vaca foi adotada como marca registrada por causa da utilização de coalhada com saleratus em processos de panificação.

Com base em sua popularidade, o Dr. Church sentiu que havia uma necessidade maior de saleratus de bicarbonato de sódio, uma necessidade que justificava o desenvolvimento de instalações de produção maiores. Ele formou uma sociedade conhecida como Church & Company, realizando negócios sob o nome desta empresa com seus filhos James A. Church e E. Dwight Church. Ele utilizou a marca ARM & HAMMER (Braço & Martelo) como sua marca registrada para identificar o bicarbonato de sódio fabricado pela Church & Co.

Em 1896, os descendentes dos fundadores destas duas empresas consolidaram seus interesses sob o nome de Church & Dwight Co., Inc.

Hoje a utilização de bicarbonato de sódio não se restringe mais à cozinha. Ela é utilizada em toda a casa, em todas as fases da manutenção doméstica e da higiene pessoal. O Bicarbonato de Sódio ARM & HAMMER, que foi preparado pela primeira vez em um vilarejo da Nova Inglaterra, agora é utilizado em todo o mundo.